terça-feira, 30 de outubro de 2012

ADOÇÃO


                             ADOÇÃO

TEXTO BASE: Ef; 1:3-14



               Agradecemos ao Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo , dando-nos todos os dons espirituais do mundo celestial.
    
                Antes da criação do mundo, Deus já havia nos escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante DELE SEM CULPA.

                Por causa do seu amor por nós, Deus já havia resolvido que nos tornaria filhos, por meio de Jesus Cristo, POIS ESTE ERA SEU PRAZER E SUA VONTADE.

                Portanto, louvemos a Deus pela sua gloriosa graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado ( POR MEIO DE SEU QUERIDO FILHO).

                Pois, pela morte de cristo na Cruz, nós fomos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados.Como é maravilhosa a graça de Deus, que ele nos deu com tanta fartura.

               Deus, em toda a sua sabedoria e entendimento, fez o que havia recebido e nos revelou o plano secreto que tinha decidido realizar por meio de Cristo.

               Esse plano é unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo que existe no céu e na terra.

               Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade  e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio ; Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo.

               Portanto, digo que nós, que fomos primeiros a pôr nossa esperança em Cristo, LOUVEMOS A GLÓRIA DE DEUS.

               A mesma coisa aconteceu também com vocês; quando OUVIRAM  A VERDADEIRA MENSAGEM  ,  A BOA NOTÍCIA QUE TROUXE PARA VOÇÊ A SALVAÇÃO,  vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês  a sua marca de propriedade  quando lhe deu  o Espírito Santo que ele havia prometido.

              O Espírito Santo é a garantia  de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. PORTANTO, LOUVEMOS A SUA GLÓRIA.





                     


                      INTRODUÇÃO:


Uma criança adotada não veio da barriga de sua mãe....mas do coração dos pais.

Cristo é aquele que tem deus como Pai. ( Mas não se pode  dizer isso de todas as pessoas  sendo elas.... CRISTÃS OU NÃO !!!

A idéia de que todos os homens  são  filhos de Deus não  é encontrada na bíblia em parte alguma.... e o AT mostra deus como Pai, mas não de todos os homens ....ma apenas  de seu próprio povo ...descendência de Abraão !!!


Ex 4;22,23: “ Israel é meu filho, meu primogênito. Digo-te, pois: deixa ir meu filho....mas você (faraó) não deixou, e por isso eu vou matar  o seu filho mais velho”






                1)  ADOÇÃO: O QUE É?
                         ( A ORFANDADE)



A doutrina bíblica da adoção refere-se aquela obra da Graça de Deus pela qual Ele, ATRAVÉS DE CRISTO, RECEBE-NOS  COMO FILHOS DE DEUS,  nós, que ...antes vivíamos longe dele.


1)      OUTRORA SEM CRISTO: Ef 2:11....( pagão)....’lembrem-se  que vocês , os não judeus , eram chamados de incircuncisos pelos judeus....’


a)Ef 2:12...( desesperado)...’ naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas alianças, que eram baseadas nas promessas para o seu povo.


b)Ef 2:12...(.solitário)...’ e neste mundo viviam sem esperança e sem Deus’


   







     
2)      AGORA, EM CRISTO!: Ef 2: 13-22

......’unidos com Cristo.... fomos trazidos  par aperto Dele ( Deus0 pela morte de Cristo ns Cruz... poie ele nos trouxe a Paz... por meio do sacrifício de seu corpo , derrubou o muro da inimizade... dos dois povos... formou um só povo... pela morte na Cruz ... ele nos uniu num só corpo e nos levou de volta a Deus.

Assim, cristo evangelizou, trouxe a boa notícia de paz tanto par aos que estavam perto.... como os que estavam longe....pelo poder do seu Espírito podemos ir à presença de Deus!!!


OBS: Adotar é  “ colocar na posição de filho”


No novo nascimento há uma relação do filho para com Deus
Na adoção há o ato de deus pelo qual....’ aquele que já é filho’ é colocado na posição de adulto....

Isto posto, Gl 4: 1-5... nós antes de ficarmos maduros em Cristo ( espiritualmente)-----“ fomos escravos dos poderes espirituais que dominam o mundo”.... mas quando chegou o TEMPO DE CRISTO (em nós)---- Deus o enviou para nos libertar ....”AFIM DE QUE PUDÉSSEMOS NOS TORNAR FILHOS DE DEUS”


OBS;....mas a plena manifestação ( da filiação) aguarda:  a RESSUREIÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E TRASLADAÇÃO dos santos!!!


Observamos que .....há então uma relação entre as doutrinas:

Regeneração: recebemos nova vida
Justificação: uma nova reputação
Adoção: uma nova posição





               2) O TEMPO DA ADOÇÃO


a)      Passado: foi um ato do passado eter.no: Ef 1:5: .....Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Cristo, POIS ESTE ERA SEU PRAZER E SUA VONTADE
b)      Presente: Gl 3:26,27.....por meio da fé em Cristo Jesus, tosos nós somos filhos de Deus. vocês foram batizados para ficarem  unidos com Cristo e se REVESTEM  DA QUIALIDADES DE CRISTO
c)      Futuro; Rm 8: 23....nós que temos o Espírito Santo  como primeiro presente que recebemos  de Deus, GEMEMOS DENTRO DE NÓS MESMOS, enquanto esperamos que Deus  faça com que sejamos filhos e nos liberte completamente.


   3)  A ADOÇÃO PODE SER ANULADA?
                


Ef 1: 1-14.....” antes da fundação do mundo...em amor nos predestinou para ele, para adoção de filhos “ ( Seria muito bom termos isso em nossa mente e consciência )....fertilizando a outros e a nós mesmos no mais recôndito da alma
      ( EU ACEITO, CREIO, CELEBRO E DESFRUTO)

Rm 8;29... “ porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com seu filho; para  que Cristo ....fosse o primeiro entre muitos irmãos”

OBS: O QUE FOI FEITO NA ETERNIDADE NÃO PODE SER ANULADO NA HISTÓRIA”





    4)    E  AGORA?...... AS IMPLICAÇÕES:


Somos adotados e incluídos verdadeira e definitivamente na família d Deus pela fé!!!

Jo  1:11-12.’ aos que creram  e o receberam, ... a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus!!!

Cl 3:1-4....’ fomos ressuscitados com Cristo, portanto o nosso interesse deve ser nas coisas que são do  céu , onde Cristo está assentado ao lado  direito  de Deus. Pensar nas coisas do alto e não nas que são daqui da terra. PORQUE VOÇÊS MORRERAM, E SUAS VIDAS ESTÃO ESCONDIDAS EM CRISTO!!!



              Obs: Adquirimos  então:  DIREITOS , PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES



               A) Uma vida com Deus Rm 8: 15...Porque o Espírito que nós recebemos de Deus .não nos torna escravos e não faz que tenhamos medo. Pelo contrário, O ESPÍRITO  TORNA VOCÊS FILHOS DE DEUS;   e pelo Seu poder dizemos com fervor a Deus: ‘PAI, MEU PAI”


  ( AÍ ELE É MEU REFÚGIO... É ROCHA...É AMOR...É PERDÃO...É SALVAÇÃO)






b) A comunhão Gl 6:10....” Portanto, sempre que pudermos, devemos fazero bem a todos, especialmente a todos , especialmente aos que fazem parte da famíla da fé.

                          Hb 10:24 ‘....para nos estimularmos ao amor e as boas obras


c) Vida com Cristo Rm 8:14....”os que são guiados pelo espírito de Deus ....SÃO FILHOS DE DEUS!!!
                          Hb 2:10-13 ‘ Deus tornou Jesus perfeito POR MEIO DO SOFRIMENTO  com o objetivo de que, MUITOS, ISTO É, SEUS FILHOS, tomassem parte na glória de DEUS’ 




OBS; maravilhoso: JESUS NOS  PURIFICA DOS PECADOS; E TANTO ELE COMO OS QUE SÃO PURIFICADOS, TÊEM O MEMSO PAI....É POR ISSO QUE JESUS NÃO SE ENVERGONHA DE CHAMÁ-LOS DE IRMÃOS!!!!!!



------- Is 8:18  Eis-me aqui, e os filhos que o Senhor me deu, para sinais e maravilhas em Israel da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte Sião.

-------Sl 22:22 A meus irmãos declarei o teu nome , cantarte-ei  louvores no meio da congregação






                                          5) CONCUSÃO:


Cristo é o filho legítimo do Pai, então ele é o modelo do filho perfeito ....seu exemplo deve ser seguido. Devemos nos fortalecer para nos comportarmos como filhos de Deus.

          TRATAMENTO DE FILHO IMPLICA EM COMPORTAMENTO DE FILHO


Devemos procurar seguir a Jesus, Suas orientações... viver de maneira  que lhe agrada, de modo a cumprirmos nossa finalidade na Terra....


                 .........LOUVAR  E GLORIFICAR O SANTO NOME DO SENHOR!!!!!!



                                              AMÉM

               

                 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores