quinta-feira, 16 de agosto de 2012


ARREPENDEI-VOS
“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”(Is 55:6)
Aquele militar que chega perto de seu comandante e com postura firme, impoluto garbo, apresentando-se diz: serviço com alteração senhor.  Alguma coisa que não deveria aconteceu ou deixou-se de fazer o que estava programado. Está-se diante de um falta, leve, grave ou gravíssima. Alguém será, sem dúvida, responsabilizado o que deve ser na exata proporção da negligência.
Já sabemos que o profeta fala da parte de Deus.  Isaias começa o seu livro condenando a hipocrisia de uma igreja que se contenta com exterioridades cultuais, sem consequência para a vida prática.  O Senhor não aceita culto que se estrutura sobre qualquer injustiça.  O que Deus quer, principalmente, é ser adorado em espírito e em verdade. Os acontecimentos posteriores convergirão, naturalmente, a uma vida de serviço ao próximo e glorificação ao Senhor: alegria, paz, amor, um grupo eminentemente participativo, atividade social normal no sustento dos fracos (órfão e viúvas) e liberdade dos oprimidos.  E Deus não obriga a ninguém; Ele convida os seres às decisões seguintes: conversão e vida ou  teimosia e  morte.
Arrependei-vos - Conversão  é, na realidade, uma mudança de rota.  É a tomada segura do sentido contrário.  Tomemos este convite de Deus à conversão como um chamado ao arrependimento. Uma oportunidade benfazeja. O Senhor tem um projeto de verdadeira e santa realização para a história: liberdade e vida para todos.  Esse plano é revelado aos homens e mulheres através da Palavra que, gerando acontecimentos, leva para a concretização do desígnio de Deus..
Arrependei-vos - Deus sempre contou com o seu povo para contar os seus benefícios. Os seus feitos salvíficos.  O anúncio benéfico do Senhor é missão nossa, povo de Deus. Precisamos nos postar diante dele com firmeza  e distinta virtude, como bons soldados, falando:  serviço sem alteração, missão cumprida, Senhor.  Faremos isso com inteira eficácia quando reconhecermos as nossas reais impossibilidades, sustentadas pelos nossos pecados, e arrependidos buscarmos o Senhor, sinceramente contritos O invocarmos.  Ele está perto e pode ser encontrado.
Temos falado, nos últimos encontros, em evangelização.  Mas, evangelização apenas falada não é evangelização.  Evangelização se faz.  Evangelização é vida arrependida. Quando estivermos realizando o propósito de Deus atrairemos, naturalmente, os povos, porque verão que nesse está a vida.
Rev Ersino Albano da Silva
PARA PENSAR
“Uma coisa faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente”(Fp 3:13).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores