quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Novo Campo


O NOVO CAMPO
“Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim” (Jn 1:2).

Pense em alguém que viva intensamente os sonhos, tristezas e desventuras da sua Pátria.  Como resultado disso torna-se um cidadão extremamente politizado e com ideologia segura, muito certo de suas convicções, capaz até de colocar sua própria vontade como prioridade à de Deus: você pensou no profeta Jonas.

Pode-se dizer que o seu livro é uma ilustração da misericórdia de Deus, que não é, definitivamente, um Deus nacional, mas de toda a humanidade; Ele quer que todos escutem sobre a sua Palavra, para que tenham vida, e vida em abundância.  Jonas se recusa obedecer porque Nínive, capital da Assíria, representa um dos maiores e mais encarniçados inimigos de Israel.  Ele tenta sair exatamente para o lado contrário.  A tempestade, porém, lhe impede a fuga, e no curso da tumultuada viagem, sem querer, torna-se instrumento de Deus  para as primeiras conversões: os marinheiros começam a invocar o Senhor.

A seara é grande a Bíblia já ensinou. A sua extensão, porém começa bem aqui, para nós em Barbosa Lage, passa por ali em Santos Dumont e vai para longe os índios araras. Às vezes O NOVO CAMPO está tão perto que não se consegue vê-lo, passa-se por sobre ele sem nenhum entendimento.  Tem que viver debaixo e sob a expectativa do poder de Deus, a fim de ver e sentir O NOVO CAMPO que Deus mesmo disponibiliza. Jonas não pode fugir, Deus não lhe permite.  Encontrado por Deus, encontra-se consigo mesmo e aí vai ao encontro do próximo; a experiência é feita dentro de uma angústia mortal, figurada pelo mar e pelo ventre do peixe.  Desse modo, ele tem que  aprender a lição na pedagogia do Senhor e não na sua. O seu NOVO CAMPO é a sua pretensa rota de fuga e  sem deixar de chegar à Nínive:  Porque Deus assim o determinou. A salvação pertence a Deus, que  a concede a quem Ele quiser, no Seu tempo e no Seu modo.

Há na igreja de Deus, ainda hoje, vários  “Jonas”, isso é, aqueles que priorizam suas vontades, escolhem seus campos, que por esta ou aquela razão se negam a ir à “Nínive”. Onde está a sua “Nínive”? Ou melhor, onde o Senhor tem mandado você? A maneira soberana como Deus age na história deve nos levar a entender que frequentemente Ele usa os nossos erros de rota para atingir o seu objetivo. Não foi a toa  que a Igreja Presbiteriana do Brasil chegou em Juiz de Fora e não é sem motivo que a Segunda Igreja está implantada em Barbosa Lage. É o lugar onde o Senhor mesmo colocou e, com certeza,  O NOVO CAMPO.

                                              Rev Ersino Albano da Silva

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores