quinta-feira, 16 de agosto de 2012


HISTÓRICO DA 2ª IGREJA PRESBITERIANA DE JUIZ DE FORA

É da pesquisa do Rev. Valdemar Alves da Silva Filho, pastor da 2ª Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora de 2003 a 2009, a análise sobre a implantação e o desenvolvimento do presbiterianismo em Juiz de Fora, a seu ver tardiamente, quando a Igreja Presbiteriana do Brasil caminhava rumo às comemorações do centenário de seu início acontecido a 12 de agosto de 1859.
Em dezembro de 1861, passou por Juiz de Fora e pregou aos alemães, a convite do diretor da Colônia de D. Pedro II, o missionário Francis Joseph Christopher Schneider, foi o terceiro missionário presbiteriano a vir para o Brasil. Alexander Latimer Blacford, cunhado do missionário Ashbel Green Simonton o primeiro missionário a chegar no Brasil, também passou por Juiz de Fora tendo contato com os colonos alemães.
O trabalho presbiteriano teve o seu início registrado em Juiz de Fora em 21 de Janeiro de 1950. O Rev. Benjamim Lenz de Araújo César, ministro presbiteriano, membro do Presbitério de Campos RJ, (um dos principais na implantação do presbiterianismo juiz-forano), o pastor designado para dar início à organização do trabalho presbiteriano, bem como assistir à igreja pastoralmente, junto, é claro, com outros pastores do Presbitério. É dele os primeiros registros a cerca do trabalho nos relatos iniciais, feitos no primeiro livro de atas da igreja nascente. Destaques do Rev. Valdemar: O Professor Vitório Bergo, que recebe o Rev. Benjamim em sua casa em agosto de 1949 e em seguida escreve ao Presbitério de Campos que assume o trabalho. “Nota-se que Adaías Barbeto foi elemento importante para a implantação do presbiterianismo em Juiz de Fora.  Durante anos, a igreja recém-nascida ficou hospedada em sua casa.  Ele tornou-se depois presbítero da igreja e sempre atuou como evangelista, professor da escola dominical, construtor, servindo à igreja até a sua morte”.
Em seguida vem a 2ª Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, da qual passamos com alegria o seguinte histórico.


A Igreja Presbiteriana de Barbosa Lage não passou, no início, de uma Escola Dominical, cujos trabalhos se realizavam na casa do irmão Oséias César, que durante cinco anos, ou mais, suportou bancos velhos na sua sala de visitas. Esse grupinho de estudantes da Palavra de Deus organizou-se, oficialmente, em Congregação no dia 08/06/1958. O Conselho da Igreja Presbiteriana resolveu organizar a Congregação de Barbosa Lage no dia 01/06/1958, e naquela data, com a presença do Rev. Augusto Gotardelo, na residência do Sr. Oséias César, a Congregação foi solenemente organizada. Oscar Francisco Alves, Inês Alves, Sebastiana de Oliveira, Francisco de Oliveira, Paulo de Oliveira, Maria de Oliveira, Isabel de Oliveira, Agostinha Gomes (hoje falecida), Argemiro Gomes, Maria Gomes, Onivalda Gomes, Durvalina Gomes, Gérson Gomes, Edir César e Oséias César são os elementos ativos que figuram na história da Congregação. Saliente-se, no meio desses irmãos dedicados, a liderança do Pb. Adaías Barbeto, que, como professor da Escola Dominical, pregador leigo, iniciante da construção do templo, e pedreiro, muito fez pelo trabalho de Barbosa Lage. Em 03/09/1961 foi adquirido um terreno ali foi Cr$ 120.000,00, mas, já em 23/11/1958, lê-se em ata da Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora o desejo ardente daqueles irmãos de comprarem uma posse naquele bairro futuroso. Em 05/11/1961 resolve o Conselho construir o templo, cuja pedra fundamental se lançou no dia 15/11/1961, na semana da consagração do templo da Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, da igreja mãe, com a presença do Rev. Stelleo Severino da Silva, que foi o orador oficial da cerimônia. No dia seguinte, dia 16, a obra do templo foi iniciada sob a direção de Adaías Barbeto e Messias Dias. O esforço da Congregação foi inspirador, pois o Natal daquele ano foi comemorado dentro do templo, posto que inacabado. O testemunho dos irmãos, comprando um terreno e construindo um templo em pouco mais de três meses, impressionou vivamente os moradores do bairro. A obra foi suspensa por um ano. No dia 13 de janeiro de 1963, com a presença de elementos do Presbitério de Campos, reunido nesta cidade, é o templo consagrado ao Senhor e organizada a Igreja Presbiteriana de Barbosa Lage. Foi um dia festivo e memorável para os companheiros de Barbosa Lage, visto que puderam sentir, objetivamente, os resultados de seus esforços e convencer-se de que não foram vãs as energias dispensadas em favor da obra da evangelização. Juiz de Fora, 13 de janeiro de 1963. Augusto Gotardelo, pastor do Presbitério de Campos.   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores