quinta-feira, 16 de agosto de 2012



SEGUNDA IGREJA PRESBITERIANA DE JUIZ DE FORA

Estudo Bíblico – DIA 15/08/2012



A EVANGELIZAÇÃO E A SOBERANA ELEIÇÃO

(Efésios 1:3-14)

A eleição a gente crê. A evangelização a gente obedece e dá certo. Desde toda a eternidade Deus preordenou tudo o que acontece, incluindo o destino dos homens. A Bíblia chama de PREDESTINAÇÃO o decreto divino concernente a esse destino. O aspecto da predestinação mais saliente na Escritura é conhecido pelo nome de ELEIÇÃO.

Sínodo de Dort, em 1618 e 1619.

A eleição é o imutável propósito de Deus pelo qual, antes da fundação do mundo, simplesmente por sua graça, de acordo com o soberano beneplácito da sua vontade, de toda raça humana que, por sua própria culpa, caíra de seu primitivo estado de retidão no pecado e na destruição, escolheu um certo número de pessoas para a redenção em Cristo, a quem Ele, desde a eternidade, designou para ser o Mediador e a Cabeça dos eleitos e o fundamento da salvação.


     A EVANGELIZAÇÃO

     Ao procurarmos relacionar com a evangelização esta fase daquilo que normalmente se denomina de “a secreta vontade de Deus”, convém lembrar que estamos lidando com um profundo mistério, e estamos em terra santa, onde os anjos temem pisar, que o homem finito não pode nem começar a compreender o Deus infinito, e que, portanto, temos que ser sóbrios, evitando escrupulosamente qualquer especulação humana e apoiarmos estritamente na segura Palavra de Deus - Rm 10:13-15.

2 Tessalonicenses 2:13
“Ainda que Deus sabe tudo quanto pode ou há de acontecer em todas as circunstâncias imagináveis, ele não decreta coisa alguma por havê-la previsto como futura, ou como coisa que havia de acontecer em tais condições”.  (C F W III, 2) - Is 46:10; Rm 8:30).




A ELEIÇÃO REQUER A EVANGELIZAÇÃO

Jo 3:36 – Mesmo os eleitos precisam destas admoestações, pois faz parte integrante do método que Deus adotou para levá-los à salvação. Deus quer que o Evangelho seja pregado no mundo todo e em todo o tempo para que seja congregada a soma total dos eleitos. É bom repetir, pois: a eleição exige evangelização.

CONCLUSÃO - A eleição assegura que a evangelização resulta em conversões genuínas. O evangelista não tem como dizer quem entre seus ouvintes é eleito e quem não o é. Mas Deus sabe. E Deus está pronto para aplicar sua Palavra nos corações dos seus eleitos para a salvação – Is 55:11.

ORAÇÃO – Obrigado Senhor pela vocação em Cristo. Somente tua graça. Obrigado pela convocação para o serviço. Somente teu Senhorio. Faze-nos obedientes e eficientes, para a glória de Deus. Em nome de Jesus! Amém.































Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores